Logo Panex

InícioPanex › Quem Somos

 

Quem Somos

A Panex nasceu em 1948, quando três irmãos libaneses trouxeram para o Brasil um produto revolucionário: a panela de pressão. A idéia inicial era importar o produto dos Estados Unidos, mas o espírito empreendedor e ousado da família fez com que seguissem a opção de fabricá-las aqui. Não demorou muito para que a pequena fábrica de panelas no bairro do Ipiranga em São Paulo conquistasse seu espaço no mercado e, conseqüentemente, nos lares dos consumidores, pois além de oferecerem mais rapidez no preparo dos alimentos, eram econômicas e ajudavam de maneira incontestável no preparo do feijão, o mais típico prato brasileiro. Ou seja, foi um produto que revolucionou a forma de preparar os alimentos no País.

Na metade da década de 50, a Panex já produzia com semelhante sucesso panelas e frigideiras. E, nos anos 60, a empresa passou a enviar seus produtos para a Venezuela, em seguida para outros países do continente. E hoje, quando o assunto é exportação, a Panex tem como um de seus principais clientes e um dos mercados mais exigentes, o americano. Em 1971, a Panex tornou-se uma empresa de capital aberto e, em 1978, instalou seu complexo industrial em São Bernardo do Campo, onde está instalada até hoje.

A trajetória da Panex é marcada pela inovação. Em 1982, a empresa lançou a linha com revestimento antiaderente Teflon, o revestimento que, até então inédito, tornou-se sinônimo de categoria. E, em 1986, com o lançamento da linha Hot Line, a empresa consolidou-se definitivamente como líder no mercado de panelas, até hoje.

Os anos 90 foram um período de aquisições. Em 1992, a Panex incorporou a Clock, em 1996, a Rochedo e a Penedo, todas marcas de renome e qualidade. Esta evolução fez com que investidores estrangeiros se interessassem pela empresa e, em 1998, a Newell Rubbermaid, adquirisse 100% das ações da Panex.

 

Novos Rumos

Em maio de 2005, o Groupe SEB, líder mundial em eletroportáteis e panelas, que no Brasil possuía as marcas Arno e T-fal, assinou o contrato definitivo de aquisição da empresa Panex, adquirindo também as marcas Rochedo, Clock e Penedo. Esta aquisição, veio ao encontro das estratégias globais de crescimento da companhia neste segmento, que no mesmo período adquiriu outras marcas: a americana All-Clad (especializada em produtos voltados à alta gastronomia) e a italiana Lagostina (líder na Itália no segmento high end de panelas), conferindo ao Groupe SEB a condição de líder mundial no mercado de cookware.

Desde janeiro de 2007, a razão social da Panex foi alterada para Grupo SEB do Brasil Produtos Doméstcos Ltda.